Giussani, Realidade e Juventude. O Desafio (Portogallo)

Realidade e Juventude

Luigi GiussaniDiel - Lisboa 2003
Pagine: 256


«Estamos precisamente no limiar de uma época em que os totalitarismos que foram rechaçados (nazismo, fascismo, comunismo), formas supremas de divinização da acção política, ainda que seja pequeno o período de tempo que nos separa dos seus momentos mais trágicos, alcançam estranhamente entre os jovens, que não os conheceram, uma versão dos factos que novamente os exalta como uma “terra prometida”» - assim começa Monsenhor Luigi Giussani por descrever a situação
na qual se encontra o jovem de hoje.

«Um acontecimento, um facto novo muda profundamente os termos do problema. Deus introduziu-se pessoalmente nesta dramática situação do homem: inseriu-se nela através de Cristo» (Realidade e Juventude, p. 142).

Realidade e Juventude é a recolha de uma série de diálogos entre Monsenhor Luigi Giussani e alguns jovens do liceu durante os anos 50, em Itália, que põem em evidência, o desejo de encontrar esse ideal tão latente nesta fase de pureza original da vida do homem, bem como o valor de uma educação da liberdade enquanto capacidade de aderir ao facto cristão. Abertura ao desejo do coração e caminho educativo, tornam-se assim a possibilidade de uma vida com esperança isto é, com a certeza de que a resposta existe.